quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Por onde deve começar a busca por vida inteligente?


27/08/1962, começa a busca  por vida extraterrestre inteligente, com o lançamento da sonda Marineer 2 para o planeta Vênus.
Após isso a humanidade nunca mais parou de explorar os vizinhos que orbitam nossa estrela. Mas será que estamos procurando nos lugares certos? Se não, por onde devemos começar a busca por vida inteligente no universo?

De fato, o homem já foi a Lua e seus robôs já pisaram em Marte, mas será que estamos buscando corretamente? Será que explorando apenas nosso sistema solar iremos conseguir resultado? Talvez se soubermos onde procurar.
Antes de buscarmos as respostas para essas perguntas, devemos entender um pouco da história e os desafios dessa incessível procura.
A sociedade aos poucos vai abrindo espaço para que essa busca seja aceita e apoiada. Felizmente nos já alcançamos alguns feitos que revolucionaram essa pesquisa.
Um dos primeiros que sabemos ter feito um ''contato-sério'' com um alienígena inteligente foi Jerry Ehman, em 15 de Agosto de 1977. Quando, ao analisar os dados imprimidos por um projeto da Universidade de Ohio, uma surpresa, um enorme círculo na folha havia sido captado do espaço.
Após isso, alguns outros projetos se inciaram, como por exemplo, o SETI Institute.
Fundado em Maio de 1999, o SETI  Search for Extra-Terrestrial Intelligence (Busca por vida-extraterrestre inteligente), até hoje intriga inúmeros ufólogos, astrônomos, biólogos e todo tipo de estudiosos, pois é um projeto caro, sem muitos resultados e que já foi posto para fechamento inúmeras vezes, nenhuma com sucesso.
Até hoje um dos casos mais instigantes ocorridos no Instituto SETI foi a 'Mensagem de Arecibo'.
 A Mensagem de Arecibo foi enviada até o espaço na década de 70 com o objetivo de transmitir mensagens sobre a humanidade para civilizações extraterrestres. A civilização que conseguisse captar tais sinais e decodifica-los, conseguiria ler vários números, formas químicas, o DNA Humano e nosso sistema solar.
 Assim, essas codificações foram enviadas até uma estrela, M13, localizada a cerca de 25.000 anos luz da terra .
Porém, a parte mais instigante dessa história é o fato que a mensagem foi ''respondida'' 26 anos depois, em Agosto de 2001.
Perto do radiotelescópio foram encontrados crop-circles que continham mensagens parecidas com as nossas, porém, a anatomia do ser era diferente, nela podia ser visto um humanóide com uma caixa craniana bem elevada ao tamanho humano. Também podia ser visto na resposta, um sistema planetário de 9 planetas, apontando aonde a suposta raça alienígena vivia.


Então, nós humanos estamos procurando nos lugares certos? Talvez sim, talvez não. Creio que ainda somos bebês na busca por nossos irmãos do espaço e que sim, nós ainda temos um longo caminho pela frente. É um caminho difícil? Com certeza. Impossível? Não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A CDUB agradece a sua colaboração!