quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conspiração: Projeto Livro Azul



Hynek segurando foto de um OVNI
J. Allan Hynek era um astrônomo formado pela Universidade de Northwestern quando o 'Projeto Livro Azul' ou 'Blue Book Project' havia sido criado.
Criado no ano de 1947 pela força aérea americana e conduzido pela Area 51, o 'Projeto Livro Azul' tinha como objetivo investigar o misterioso fenômeno UFO e garantir que eles não fossem uma ameaça a segurança nacional.

Nesse projeto foram investigadas  12.618 aparições de OVNIs, sendo que pelo menos 5.6% delas permanecem até hoje sem explicação.


Conforme ocorria o projeto, inúmeras explicações foram dadas, uma mais sem sentido que a outra. Como a de que o projeto não passava de um surto de paranoia em massa. Mesmo com todas evidências, Hynek insistia nas explicações sem nexo, continuando cético sobre o fenômeno.
Após 21 anos relutando contra a verdade, Hynek mudou sua opinião sobre os avistamentos. Ele concluiu que a busca pela verdade precisava continuar, então, junto de um ufólogo chamado John Schuessler, ele fundou a MUFON (Mutual UFO Network).

Várias iniciativas de acobertamento por parte de instituições governamentais surgiram, como um programa de TV em que J. Hynek investigava ceticamente os avistamentos, tratando com ironia as vítimas e os relatos.
Uma série de teorias conspiracionistas surgiram no que diz respeito ao 'Projeto Livro Azul'. Alguns creem que o projeto havia sido criado com o objetivo de acobertar e manipular as evidências.

Hynek mais tarde criaria os 3 contatos imediatos que conhecemos;
Contato imediato de primeiro grau: Avistamento de um OVNI
Contato imediato de segundo grau: Avistamento de um OVNI associado a outras percepções.
Contato imediato de terceiro grau: 'Contato com seres extraterrestres'.


Ilustração dos 3 tipos de contatos inventados por Hynek
"Embora o governo insista incansavelmente em ignorar as evidências, elas sempre aparecerão para os que querem acreditar. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A CDUB agradece a sua colaboração!