quinta-feira, 11 de abril de 2013

O intrigante Voo 19

"Voo 19 foi o nome dado a uma missão de treinamento realizada por cinco aviões da força aérea americana"


   Uma esquadrilha de cinco Gruman TBF Avenger deixou a base aérea. Cada avião conduzia três homens (um piloto, um radio-operador e um artilheiro), com exceção de uma aeronave (que conduzia apenas um piloto e um artilheiro), de modo que 14 homens desapareceram.


Líder da Esquadrilha (Tenente Charles Taylor): Chamando a Torre. Isto é uma emergência. Parece que estamos fora de rumo. Não consigo ver a terra.... repito... Não consigo ver a terra.
TorreQual é a sua posição?
Lider da EsquadrilhaNão estamos certos da nossa posição. Não tenho certeza de onde estamos... Parece que estamos perdidos.
TorreMude o rumo para o Oeste.
Lider da EsquadrilhaNão sabemos de que lado fica o Oeste. Tudo está errado... Estranho... Não temos certeza de nenhuma direção - até mesmo o oceano parece estar diferente, esquisito....
O capitão que comandava o Voo 19 havia conseguido se comunicar com a base e dizer que eles haviam se perdido.
A base pediu que eles verificassem a bussola, porém, ela não funcionava, assim como todos os outros instrumentos de voo.
- Eu não sei aonde estamos. Devemos ter-nos perdido após a última virada.
O instrutor-chefe conseguiu contato com o Vôo 19, e chamou o instrutor da esquadrilha, que lhe disse:
- Ambas as minhas bússolas estão fora de ação. Estou tentando encontrar Forte Lauderdale... Tenho certeza que estamos sobre as ilhas do litoral, mas não sei a que distância...
   O instrutor-chefe depois disto aconselhou-o a voar rumo norte - com o sol por bombordo - até que ele alcançasse a Base Aeronaval de Forte Lauderdale. Mas logo em seguida ouviu:
- Acabamos de passar sobre uma ilhota... Não há mais nenhuma terra à vista....


   Horas depois a base aérea enviou um hidroavião para buscar os tripulantes do Voo 19. Após o hidroavião partir, a base recebeu uma mensagem dele dizendo que estaria voltando pois seu rádio estava com falhas.
Ao retornar, a base mandou outro hidroavião, desta vez com treze tripulantes, que também acabou desaparecendo junto com os outro cinco aviões que compunham o Voo 19.

   Durante meses, investigações com intuito de reconhecer melhor o Triângulo das Bermudas foram canceladas.
   Em jornais norte-americanos e sul americanos, o desaparecimento dos aviões eram atribuídos a forças armadas alemãs.

   Dominik Kelsh junto de uma tripulação de grande porte partiu em uma expedição a navio em busca dos aviões, que segundo o engenheiro francês, Dominik, nada foi encontrado.
   Embora ele tenha afirmado que os equipamentos do navio se comportaram demasiadamente estranhos em determinado ponto da expedição.

   "...parece que... nós estamos... Estamos em águas brancas... Estamos completamente perdidos..."  foram as últimas coisas que os radio-operadores se lembravam de terem ouvido.

   Nenhum vestígio do que ocorreu com o Voo 19 foi achado. E o mistério continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A CDUB agradece a sua colaboração!